Resultado do "Troféu Joinha"

E o Troféu Joinha acabou! Foram várias semanas, na qual o blog quadruplicou o seu número de acessos diários e ganhou 288 seguidores novos, apesar de o regulamento não exigir que as pessoas seguissem o blog para votarem. 

E assim, chegamos à lista final dos ganhadores. No início, pensei em colocar no blog apenas o nome dos vencedores e o número de votos que ele obteve. Depois, achei que o melhor seria mostrar a porcentagem de cada um dos concorrentes e, assim, apresentar o campeão. Aqui estão os gráficos:


Vencedor: Sussurros de uma garota apaixonada 

Por apenas sete votos de diferença do segundo colocado, “Sussurros de uma garota apaixonada” levou o prêmio de melhor capa de 2010. Ponto para a Underworld, ponto para a Mandy Porto, ponto para a Marina Ávila. Se eu pudesse votar, com certeza teria escolhido essa opção. Parabéns!

 
 Vencedor: André Vianco

André Vianco acabou desbancando o favorito dessa categoria, Eduardo Spohr. E não foi por qualquer diferença não: 44% a 25%, uma vitória expressiva. Draccon emplacou o terceiro lugar, pontuando com 18%.

 
Vencedor: Ethernity – A Guerra dos Anjos
 
Esta foi a categoria que mais obteve votos: 2101. E desses votos, 1871 foram para Ethernity – A Guerra dos Anjos, que desbancou a também favorita “A Batalha do Apocalipse”. Ethernity terminou a votação com expressivos 89%, enquanto que o segundo lugar foi para a saga de Spohr, com 5%.


Vencedor: Crescendo

Esperava “Mockingjay” ganhasse esse prêmio, mas ele ficou apenas em segundo lugar (22%) o que é uma pena. O livro vitorioso foi Crescendo, sequência da saga de Becca Fitzpatrick iniciada em “Sussurro”. É o Patch está com a bola toda...


Vencedor: Sobre Livros

A Fracky era a favorita nessa categoria, mas acabou com o pior desempenho (4%). O grande ganhador foi o Sobre Livros (35%), seguido do Viagem Literária (24%). Parabéns!


Vencedor: Halo

Estava torcendo para White Cat, mas o vencedor foi o book trailer de Halo (29%), sendo de The Kane Chronicles o segundo lugar (20%).


Vencedor: O Senhor das Sombras

Não tinha como outro book trailer nacional vencer “O Senhor das Sombras” nessa categoria e eu sabia bem disso. O vídeo é impecável e une ilustrações primorosas a uma trilha bem casada. Merecidamente, “O Senhor das Sombras” vence com 39% dos votos.

Vencedora: Alexandra Adornetto

Incrível, mas tudo que Halo disputou ele ganhou. Alexandra Adornetto levou a categoria de Revelação Internacional com 57%, enquanto que a Kiersten Wite, segunda colocada, ficou com 16%. Paranormalcy (que deve vir para terras tupiniquins com o título de “Política Paranormal” pela Galera) é ótimo, mas como ainda não foi publicado no Brasil, não tem tanta visibilidade. Quem sabe ano que vem, né?

 
Vencedor: Halo

Halo levou mais uma, com 38% dos votos. Eu sempre achei a capa de Halo maravilhosa, mas acho que quem merecia ganhar mesmo era The Exiled Queen, que ficou em último. Mais uma vez, lamento muito...

Vencedora: Galera Record

Estava torcendo pela Underworld e pela Intrínseca nessa categoria, mas confesso que também iria gostar se a iD levasse, já que eles deram um tratamento todo especial para o prêmio (fizeram e-mail de marketing, divulgaram pelo Twitter...). Quem levou mesmo foi a Galera Record (32%), mas não concordo. Essa história de deixar títulos dos primeiros volumes das séries no original e o segundo traduzido me irritou. Trouxe bons títulos, mas tem muito que melhorar (a começar pelas capas de Hex Hall e Dezesseis Luas)...

 
Vencedora: Regina Monge

Gente, não fosse pelo arredondamento, o Schulai ficaria apenas 1 voto atrás da Mandy Porto. Mas quem se deu bem foi Regina Monge, autora de “A escolha de cada um” (um ótimo livro). Merecidíssimo!

 
Vencedora: Harper Collins

A editora americana do meu livro não levou essa! #cry (aí está uma dica para quem queria saber por qual editora “O Olho de Hórus” sai nos EUA: ela está entre as indicadas). A vencedora foi a Harper Collins (35%), seguida da maior editora do mundo, a Penguin Books (25%).

Vencedor: Perfeitos

No início, as pessoas demoraram a entender o propósito dessa categoria. Na verdade, o que estava em jogo aqui não era a beleza da capa, mas sim a forma mais satisfatória com que o designer mudou o estilo da mesma e a melhorou. E quem ganhou, com mérito, foi “Perfeitos” (23%), segue o mesmo padrão da capa americana, mas é milhões de vezes melhor. Essa também foi a categoria mais concorrida: apenas 10 votos separam o primeiro do último lugar.

 
Vencedora: Paula Pimenta

Fiquei tão feliz de a Paula Pimenta ter ganhado essa premiação. Confesso que fiquei com medo da Thalita Rebouças levar, tendo em vista que agora ela tem bastante visibilidade como repórter global. Mas a Paula provou que não tem marketing nesse mundo que supere “Fazendo meu filme”. Parabéns, Paula Pimenta!


Vencedora: Stephenie Meyer

Estava torcendo pela Suzanne Collins, mas que pena que ela também não levou. Quem ganhou foi Stephenie Meyer, com 31%. Considerando-se que ela só venceu porque os vampiros são modinha, podemos considerar a Suzanne uma vitoriosa não é (ficou com 25%, apenas 6% atrás da primeira colocada)?

 
Vencedor: Rick Riordan

Era meio que óbvio que Rick Riordan levaria esse prêmio. Se não fosse assim, eu acharia que alguém trolou a votação. O cara é o autor mais vendido na categoria infanto-juvenil americana, escreve dois livros super densos por ano e ainda arranja tempo para participar de eventos e revisar o manuscrito do filho. Uma rotina digna de um deus! 


Vencedor: A Batalha do Apocalipse

E quando eu achava que A Batalha do Apocalipse não emplacaria mais nada, finalmente ela ganhou uma categoria! Também muito merecido, claro. Quase empatados, O Vale dos Anjos (22%) e Agora eu morro (21%), ambos da Novo Século, emplacaram o segundo e o terceiro lugar respectivamente.


Vencedora: J. K. Rowling

Nessa categoria, o que estava em jogo mesmo era o terceiro lugar, já que era praticamente certo que J. K. Rowling e Stephenie Meyer hegemonizassem a votação. E foi o que aconteceu: as pessoas mostraram que ainda existe bom-senso e a Rowling ganhou com uma larga diferença (64%), enquanto que Meyer ficou em segundo (11%). Curioso foi o fato de a Meyer ter ficado apenas 1% acima do Stephen King (10%), que sempre foi Twilight Hater confesso. O Troféu Pobrinha foi para a Holly Black: apenas 1 voto, que não foi o suficiente para alcançar nem 1% do total. 

*.*.*

Eu tinha prometido sortear os livros a cada 2 semanas, mas de fato não deu. Final de ano é uma loucura pra todo mundo e por aqui não foi diferente: provas finais, resenhas pendentes, presentes a serem comprados, passagens a serem reservadas, férias a serem planejadas... Enfim, achei melhor anunciar o nome de todos os ganhadores no fim do projeto. 

Foram 5863 votos, que configuraram como 5863 números no sorteio. E os ganhadores foram:
907 (O Ladrão de Raios),
4992 (O Mar de Monstros),
4248 (Jogos Vorazes),
975 (Crepúsculo)
51 (Lua Nova)
1048 (White Cat)


Enviei e-mails e vocês têm até o dia 25/12 para responderem. Caso não gostem do prêmio, por favor, avise-me para que eu realize um novo sorteio com eles. Vou enviar por Sedex 10, para que chegue antes no Natal, ok?


Foi o primeiro ano do Troféu Joinha, mas espero que seja o primeiro de muitos. Como todo projeto experimental, esse passou por alguns desafios: erros no migre.me que impediam a votação, links quebrados, sorteios atrasados... Esperamos repetir a experiência em 2011, sanando as falhas, mantendo os acertos e acrescentando ainda mais novidades ao prêmio.


Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, aos colegas blogueiros e aos meus amigos jornalistas (em especial, o pessoal da Folha e do Ragga Drops), que ajudaram a montar a lista de indicados. Muita gente reclamou de nomes que faltaram, mas como a eu repeti várias vezes no Twitter, culpem a eles e não a mim. Eu só montei a lista de pré-selecionados (grande amigo eu sou haha).


Também gostaria de agradecer aos autores e editoras que apoiaram a causa, divulgando ativamente todos os dias a premiação, seja pelo Twitter, e-mail ou Facebook. O Troféu Joinha não seria nada sem vocês e esperamos contar com o mesmo entusiasmo ano que vem!


No mais, parabenizo os vencedores (e os que votaram), na certeza de que foi uma experiência bem-sucedida. O Joinha termina o ano como o post mais popular do blog desde a sua fundação, em Abril e o segundo post mais visualizado, perdendo apenas para a Promo dos 100.


Aproveito o último  post do ano para desejar um feliz natal e um 2011 repleto de alegrias (e livros!) para todo mundo. Como vocês sabem, eu muito provavelmente deixarei o blog ano que vem (ainda não sei o mês) devido a agenda cheia com a faculdade, meu livro e o intercâmbio que pretendo fazer (para o Canadá ou para a Irlanda). Portanto, fica como legado para o próximo administrador do Lendo & Comentando esse prêmio complicado de ser realizado, mas que me compensou em dobro com diversão.


Abraços a todos e até 2011!     


P.S.: Candidatos que queiram recontagem de votos podem solicitar até o dia 25. Após essa data, não serão mais aceitos quaisquer recursos.

42 comentários:

  1. Eu adorei o Troféu Joinha! Muito legal (:
    Mão gostei do resultado de "Melhor Autora Internacional" (ninguém merece a Stephenie, né?)e das categorias que AbdA foi candidato e não ganhou, poxa :X
    Agora estou mais curioso quanto a editora do seu livro, Igor! haha

    @_pvaughan

    ResponderExcluir
  2. Aaah, essa sua iniciativa foi realmente brilhante! De verdade.
    O que eu mais gosteei foi de ver a "Paula Pimenta" como premiada! :D

    Pena que eu não consegui ganhar o sorteio, HUASHUASHA.

    beeeijos
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Adorei :D
    parabens para os vencedores. /o/

    e mimimi, meu nome apareceu ali, quaaase. ueheuohoue ):

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu achei justa as colocações, claro que tinha minhas preferencias, mas achei interessante os resultados!

    @tatymagnago

    ResponderExcluir
  5. Adorei os resultados e fiquei muito feliz pela Mandy, que ganhou *-* . Só não gostei da melhor autora internacional, mas enfim haha
    beijooos

    ResponderExcluir
  6. Amei a iniciativa!E gostei dos vencedores também.
    Queria muito ter ganho o sorteio mas parabéns aos ganhadores.
    Quem sabe um dia não ganho
    @Marianalouren

    ResponderExcluir
  7. Fiquei feliz que alguns que eu votei venceu!!!!
    A Paula Pimenta e seus livros maravilhosos!
    A Regina, autora revelação, e a capa linda EVER EVER maravilhosa da Editora Underworld, a equipe está de Parabéns pela caoa linda da Mandy!

    Adorei tudooooooooooooo :)

    @Viajenaleitura

    Thaís :-D

    ResponderExcluir
  8. Uhul! Saiu o resultado! Parabéns, Igor, pelo sucesso da votação! Meus votos foram diferentes dos ganhadores em algumas categorias, mas é assim mesmo! E que venham outros Troféus Joinha! \o/
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei esse votação!!
    Discordei de alguns vencedores mas isso é normal, afinal, gosto é gosto!!
    Pena que não ganhei no sorteio mas de qualquer maneira adorei votar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Amei ver os seguintes ganhadores: Paula Pimenta, A Batalha do Apocalipse e J.K. Rowling.
    Não gostei de: Stephenie Meyer e Crescendo ganhar no lugar de Mockinjay!!

    @desapd

    ResponderExcluir
  10. Não concordei com muitos que venceram.. mas foi legal esse negocio de premio joinha.. e que livro é "Ethernity – A Guerra dos Anjos"? nunca ouvi fala... parabens pelo blog.. e queria muito ter ganhado "White cat" autografado.. ahaha..

    @Deh_sf

    ResponderExcluir
  11. Adorei o "Troféu Joinha". Espero que ano que vem ele seja feito novamente.

    ResponderExcluir
  12. Adorei os ganhadores, ajudei a escolher a maioria, pena que não ganhei nada....
    Mas parabéns aos vencedores, foi muito merecido o troféu!!!

    ResponderExcluir
  13. Bem legal a ideia do Troféu Joinha, estou de acordo com vários dos resultados, no entanto, alguns livros eu não tive a oportunidade de ler. :D Parabéns ao vencedores!

    ResponderExcluir
  14. adorei a ideia do trofeu joinha!!!!
    todos estao de parabens!!!!
    bjao

    boas festas a todos!!!!!!!!
    http://lucyinthesky-lg.blogspot.com
    @lucianeguareze
    lucianeguareze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Acho que não concordo com metade =/
    Acho que a Intrínseca deveria ter ganho pelo profissonalismo e fidelidade deles. A Galera Record é minha editora preferida, mas as vezes eles fazem coisas estranhas msm, como oq vc citou =/ A iD e a Underworld não tinham como ganhar né, seria forçar a barra... a iD tá começando e tem problema de revisão... a Underworld nem lançou livro direito!

    E to com a galera que não tem idéia do que seja Ethernity haha

    ResponderExcluir
  16. Hhe bem legal o Troféu, só achei que S.M. não é a melhor internacional né? hehe
    mas os outros tão merecidos achei, parabéns pela iniciativa ^^

    ResponderExcluir
  17. Amei participar da votação do Troféu Joinha!!
    Adorei a votação e claro não concordo com todos que ganharam mas Parabéns aos ganhadores!!

    E to com a galera que não tem idéia do que seja Ethernity haha [+1]

    @desaolsen

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dos escolhidos todos foram merecedores! Só faltou a Under ganhar, mas tá valendo!

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  19. Ganhadores bem bacanas, mas a maioria que votei não ganhou... mas tudo bem!

    O voto da maioria é o que importa... tiveram bons ganhadores (há exceções, tá tia Steph, pq tu não merecia! kkk).

    Também não faço a menor ideia o que é "Ehernity" kkk

    Mas tiveram merecedores premiados, como "Sobre Livros", "Crescendo" e "J.K. Rowling"...

    Enfim... parabéns pelo prêmio!!! Adorei participar dele :)

    @remallmann

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente AMEI que as minhas 2 autoras preferidas ganharam, uma no nacional, e uma no internacional(:
    Paula e J.K. Rowling*-*
    As duas mereceram!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. aaw amei a Paula Pimenta ter ganhado como melhor autora nacional *--*

    ResponderExcluir
  22. Ahh, adorei Paula Pimenta e Rick como vencedores, e fora ABdA ganhar tb! Parabéns aos vencedores!

    ResponderExcluir
  23. Muito legal sua iniciativa de fazer o Troféu Joinha! Uma maneira muito boa dos leitores interagirem e de consagrar os melhores do ano!
    Gostei que a maioria que eu votei ganhou =)

    Parabéns aos vencedores!

    ResponderExcluir
  24. A maioria dos que eu votei não ganharam haha mas ainda assim, parabenizo as conquistas, principalmente dos brazucas, merecido!

    ResponderExcluir
  25. Aê! O pessoal ainda tem consciência de que JK Rowling é Dhyva!
    Parabéns aos autores todos!

    Muito legal o Troféu Joinha.
    ;D

    ResponderExcluir
  26. Adorei que a paula pimenta ganhou *-*
    adoro livros dela.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Poooooxa, queria ter ganho!
    Mas adorei um bando de resultados!

    ResponderExcluir
  28. Muito legal ! Adorei ! Parabéns a todos que ganharam, tanto nas categorias quanto no sorteio e ao Igor que propôs essa premiacao.

    Espero que tenha mais ano que vem :)

    Abracos,

    Victor

    ResponderExcluir
  29. Adorei o concurso! Pena que nao pude participar!
    Quando descobri, ja era tarde demais!!

    Nao gostei de Halo vencer algumas categorias! Acho que o pessoal tem esse livro num pedestal... Mas enfim!

    J.K. Rowling realmente é diva! Super merecia o ultimo premio!!

    E a Paula Pimenta eh uma fofa! Adoro os livros dela! Super merecido mais uma vez!!

    @doka_ana

    ResponderExcluir
  30. Muito legal...
    Fiquei muito feliz com os que ganharam principalmente a JK Rowling ela merece!! *_-

    ResponderExcluir
  31. (Amanda Di Foggi)

    Adoreiii bem legal!

    Parabéns ao blog pela iniciativa, e aos ganhadores!

    ResponderExcluir
  32. NÃOOO, MOCKINGJAY TINHA QUE TER GANHAAADO! DDD:

    ResponderExcluir
  33. adorei a iniciativa, e tbm os ganhadores :)

    parabéns a todos *-*

    :* beijos
    Amanda A.

    ResponderExcluir
  34. Gostei dos resultados :)
    Mas quase surtei com o resultado da Jô aqui *-*
    Diva (L)
    Ela merece

    ResponderExcluir
  35. Estava torcendo para o livro "A Batalha do Apocalipse" :P pena que não ganhou!

    E quase eu fui sorteada hein! huahuhua Quem sabe na próxima?

    ResponderExcluir
  36. confesso que para mim foi dificil a votação; pq acho todos maravilhosos. Alguns dos meus escolhidos venceram, outros não. Mas todos mereceram estar entre os melhores :)

    ResponderExcluir
  37. Ei Igor,

    Nossa estou com vergonha demais, pq esqueci completamente de divulgar, ia postar e esqueci só soltei o twitter e mesmo assim fiquei em segundo ^^

    Obrigada galera xD

    Ficar em segundo e ainda com o Sobre Livros é uma honra para mim ,adorei.

    Aff o Raphael Draccon tinha que ter ganhado mas tudo bem rsrsrs

    bjooo

    ResponderExcluir
  38. Não concordei com alguns resultados, mas não reclamo porque não votei.

    Adorei a ideia do Troféu, mas não pude participar. Espero que ano que vem consiga!

    Um ÓTIMO natal e um 2011 maravilhoso! :*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  39. Noooosa! Estou abismado deveras lisonjeado! Jamais esperava por um resultado desses! Obrigado a todos que votaram em meu livro "ETHERNYT - A GUERRA DOS ANJOS", tornando possível mais essa conquista. E para os que ainda não conhecem a série, sugiro visitem o site oficial: www.ethernyt.com.br ou então procurem pelos livros no Skoob e confiram as opiniões de quem já leu.
    Um forte abraço e Boas Festas para todos!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns aos vencedores.A maioria dos que eu votei venceu.

    Bye

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!