Calafrio - Maggie Stiefvater

 Sinopse

Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo.
Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.

Faz muito tempo que li este Calafrio e na época fiquei completamente encantada pelo livro, pelos cenários e principalmente por algumas personagens.

Eu conheci o livro por meio da indicação de um amigo, que me disse que eu poderia gostar da estória, pois ela tratava do sobrenatural, os meus famosos YA! Lembro-me de ter ficado em dúvida se comprava ou não, e digo sem dúvida que fiz a escolha certa ao comprá-lo.

Nossa protagonista dessa vez se chama Grace, no começo do livro é contada a história de como ela foi atacada e quase morta por lobos durante um inverno passado. Depois, ainda no passado, somos apresentado à Sam, um garoto apaixonante e que tem sérios problemas (os quais não contarei para não ter spoiler).

Grace tem um amor tão grande pelos tais lobos que, ela arrisca sua própria vida quando a cidade decide matá-los, depois de um ataque a um garoto da sua escola. Quando volta para casa,logo após o ataque, crente que "seu lobo" havia morrido ela vê um garoto baleado e nu em sua porta, mesmo sem sequer ver seus olhos amarelos ela o reconhece, e é a partir daqui que vamos ver um amor lindo se desenvolver.

Uma dica, se você não gosta de romances, esqueça este livro, pois ele é cheio disso e por mais engraçado que possa parecer isso não torna o livro meloso! Uma coisa que me chamou muito a atenção foi como a autora desenvolve tão bem as emoções as personagens, que o leitor logo se apega à estória, de tão real e os protagonistas tem aquele amor surreal e que todas as garotas no mundo sonham um dia viver suspiros.

O livro é narrado em primeira pessoa, uma coisa que me agrada muito, mas aí vem a primeira surpresa que tive bem no começo do livro, ele não é narrado por apenas uma, Grace e Sam revezam o palco na narrativa, o que às vezes nos proporciona mais de uma visão do mesmo acontecimento, algo que me agradou particularmente, porque eu aposto que você também já pensou "onde está o garoto numa hora dessas?", pois é em alguns casos nós temos essa visão no livro, não são todos, isso tornaria o livro repetitivo.
 
Por melhor que um livro possa ser ele nunca é perfeito, todos sabemos disso, Calafrio não poderia ser diferente, ele não possui ação quase nenhuma, isso torna a narrativa um pouco parada, por tanto se você procura ação passe longe, mas há mais coisas que prendem os leitores ao primeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls.

A maioria das pessoas diz que preferem a capa original, eu gosto muito mais da nacional, acho que ela é mais bonita.



Eu não dou cinco estrelas porque realmente faltou ação, mas tudo no livro é especialmente lindo e de uma sutileza difícil de se encontrar. Calafrio merece quatro estrelas e eu estou com muita vontade de ler Espera, próximo volume da série, já lançado pela Editora Agir.

Classificação final:

Livro: Calafrio
Autora: Maggie Stiefvater
Páginas: 340
Editora: Agir

12 comentários:

  1. To participando de um book tour e ele já chegou aqui em casa pra eu ler, pena que chegou junto com outro livro de book tour, deixei ele pra ler depois. Só leio resenhas maravilhosas sobre Calafrio e mal posso esperar pra ler. To curiosissima, especialmente por causa da tal sutileza que todos dizem haver na escrita da autora.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro suas sinopses claras, objetivas e mesmo assim carregadas de emoção. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou APAIXONADA por esse livro e um casal super meigo, doce é Grace e Sam! Nossa, a narrativa é quase melódica e entra no clima do inverno! Eu amei!!!
    Não vejo a hora de ler "Espera"!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro gostei da sua resenha!

    Segundo, não gostei de calafrio, achei mt chato! huahua

    mais gostei de espera e agora to doida para ler forever - vai entender.

    Também prefiro a capa nacional.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante. fiquei com vontade de ler.
    E eu também gostei mais da capa brasileira.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessie :)
    Gostei do enredo. Já tinha visto esse livro, mas nem imaginava que fosse tão bom.
    Tbm não sabia que fazia parte de uma série.
    Quero ler tbm! :D
    É mais um livro que vou adicionar no Skoob pra não esquecer.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, fiquei apaixonada pelo enredo. Eu amoooo romances! Assim como você, eu gostei mais da capa nacional. Parabéns pela resenha, nem li o livro e já me comovi com o Sam.

    ResponderExcluir
  8. Ah!

    Nem me fala!
    Sou apaixonada por esse livro!
    Juro, é o tipo de livro que me emocionou demais! E você nem tem noção de como fiquei sentida!

    auuhausa
    (Emotiva demais...)

    Já li Espera e estou louca para ler o último livro!

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. OI Jessie eu sou suspeita de falar sobre esse livro, porque eu amei. A falta de ação não fez diferença pra mim. Tudo no livro veio na dosagem certa.

    Xero.
    Mundo de papel

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu sou louco por esse livro, teve uma época que procurava por ele desesperadamente nas livrarias online, mas sempre o status era 'indisponível' D: Confesso que prefiro a capa original, até pq foi o que fez eu ter vontade de ler o livro, mas a nacional ficou mt bonita *-*
    bjs


    ((TUDO POR UM LIVRO))

    ResponderExcluir
  11. uau!
    gostei da indicaçao :D
    e pelo visto nao da medo nao neh?!
    Vlw pela dica mlr \o
    ja ta anotado ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu li varias resenhas de calafrio e todas muiito boas. Esse livro parece ser cativante e marcante. Tem algo de especial que nao tem nos demais fantasticos...
    Quero ler!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!